Translate

lunes, 14 de diciembre de 2015

Ano 12-N 132- Trovamar dejaneiro de 2016








Ano 12-N 132-  Trovamar dejaneiro  de 2016
União Brasileira de Trovadores – Porto Alegre -RS
Traducción al español por Cristina Olivera Chávez –USA
Formatação: Libia Beatriz Carciofetti- Argentina
Editorial: A A de Assis-SC (aaa)
Editora: Gislaine Canales
Porto Alegre/RS
Rua Duque de Caxias-707/203
Centro- CEP: 90.010-282
Tel. (51) - 3227-2859 Cel. (51)-8283-8245
Visite:


2016: o Ano da Trova

Temos razões de sobra para entrar em 2016 como quem entra num belo salão de festas. Não faltam motivos para comemorar. 100 anos do nascimento de Luiz Otávio (Rio de Janeiro, 1916); 60 anos da publicação do best-seller “Meus irmãos, os trovadores” (1956). 50 anos da fundação da UBT – União Brasileira de Trovadores (1966), como sucessora do GBT – Grêmio Brasileiro de Trovadores. Será, então, sim, 2016, o Ano da Trova. Momento muito bom para a gente repensar a nossa história, reverenciar os grandes irmãos trovadores que já partiram para o parnaso lá de cima e sobretudo refletir bem sobre o que cada um de nós pode fazer para manter vivo e cada vez mais fulgurante o nosso modo de ser poetas. Nas justas homenagens a serem prestadas, reconheça-se o valor dos autores de trovas, dos mais premiados aos mais simplesinhos. Mas, de modo muito especial, ponham-se em merecido relevo os que mais têm trabalhado pela trova, divulgando-a de toda forma, organizando concursos e festas, atuando intensamente como delegados ou dirigentes de seções da UBT, enfim dando provas seguidas de verdadeiro amor à modalidade que escolhemos para encher de poesia o mundo. Será um ano de grandes comemorações, mas também de balanço e reaquecimento do entusiasmo. Até que ponto estamos realmente  fazendo da trova um meio de conquistar e fortalecer amizades? Até que ponto temos sabido valorizar a ética, a harmonia, a disponibilidade para ajudar? Até que ponto temos colaborado para mostrar que trovador não é apenas um fazedor de versinhos, mas antes de tudo um poeta do bem? Que cada um faça seu exame de consciência. Vamos em frente. Viva a trova! Feliz 2016! (aaa)


Saudade

Toda trova é um lenitivo,
que alivia a nossa dor;
por isso é que sempre vivo
compondo trovas de amor.
Irene Canalles

Tudo é trova: a flor, a onda,
a nuvem que passa ao léu,  
e a lua... trova redonda
que a noite canta no céu!
J. G. de Araújo Jorge

Trovadores, meus irmãos,
vamos viver de mãos dadas.
Onde há correntes de mãos
não há mãos acorrentadas!
José Maria Machado de Araújo

A trova tomou-me inteiro,
tão amada e repetida,
que agora traça o roteiro
das horas da minha vida!...
Luiz Otávio



2016: el Año de la Trova

 Tenemos razones de sobra para entrar en 2016 como quien entra a un bello salón de fiestas. No faltan motivos para conmemorar. 100 años del nacimiento de Luiz Otávio (Rio de Janeiro, 1916); 60 años de la publicación del best-seller “Mis hermanos, los trovadores” (1956). 50 años de la fundación de la UBT – Unión Brasileña de Trovadores (1966), como sucesora de la GBT – Gremio Brasileño de Trovadores. Será, entonces, si, 2016, el Año de la Trova. Momento muy bueno para la gente repensar en nuestra historia, reverenciar los grandes hermanos trovadores que ya partieron para el parnaso la de cima y sobretodo reflexionar bien sobre lo que cada uno de nosotros puede hacer para mantener vivo y cada vez más fulgurante a nuestro modo de ser poetas. En los justos homenajes al ser prestadas, reconózcase el valor de los autores de trovas, de los más premiados a los más simples. Mas, de modo muy especial, pónganse en merecido relevo a los que más han trabajado por la trova, divulgándola de toda forma, organizando concursos y fiestas, actuando intensamente como delegados o dirigentes de secciones de la UBT, en fin dando pruebas seguidas de verdadero amor a la modalidad que escogemos para llenar de poesía el mundo. Será un año de grandes conmemoraciones, más también de balance y enriquecimiento del entusiasmo. Hasta que punto estamos realmente  haciendo de la trova un medio de conquistar y fortalecer amistades? Hasta que punto hemos sabido valorizar la ética, la armonía, la disponibilidad para ayudar? Hasta que punto hemos colaborado para mostrar que el trovador no es apenas un hacedor de versitos mas antes de todo un poeta del bien? Que cada uno haga su examen de conciencia. Vamos en frente. Viva la trova! Feliz 2016! (aaa)


Añoranza

Toda trova es incentivo,
que alivia nuestro dolor;
por eso es que siempre vivo
haciendo trovas de amor.
Irene Canalles

Todo es trova: la flor, la onda,
la nube que pasa el velo,  
y la luna... trova redonda
que la noche canta al cielo!
J. G. de Araújo Jorge

Trovadores, mis hermanos,
con las manos enlazadas.
Donde hay corrientes de manos
no hay manos encadenadas!
José Maria Machado de Araújo

La trova tomome entero,
tan amada y repetida,
que ahora traza el derrotero
de las horas de mi vida!...
Luiz Otávio


Glosas de Gislaine Canales
Glosando Nilton Manoel
SONHANDO
MOTE:
Sonhando de trova em trova
pela estrada da poesia,
minha vida se renova
no correr de cada dia.

Sonhando de trova em trova
encho meu mundo de cores
e uma ideia sempre nova
surge como mil amores!

Sigo sonhando, sonhando
pela estrada da poesia,
e vejo as musas chegando
com véus de amor e  alegria!

A inspiração é a prova:
quando me ponho a escrever,
minha vida se renova
torna  feliz meu  viver!

Esse é o caminho que faço
numa espécie de magia,
e  a cada verso ,eu abraço,
no correr de cada dia.


Glosando Nilton Manoel
Traducida por Cristina Olivera-USA
SOÑANDO
MOTE:

Soñando de trova en trova
la estrada de poesía,
mi vida entera se innova
al correr de cada día.


Soñando de trova en trova
lleno mi mundo en colores
y una idea siempre nova
 ¡surge como mil amores!

Sigo soñando, soñando
la estrada de poesía,
veo las musas llegando
 ¡venus de amor y alegría!

 La Inspiración me recova,
y me pongo a escribir,
mi vida entera se innova
 ¡torna feliz mi vivir!

Ese es camino de lazo
especie de algarabía,
y en cada verso, yo abrazo,
 ¡al correr de cada día!
♥♥♥

Gazetinha:

Festa de encerramento da UBT Porto Alegre-2015
♥♥♥

A "Caçadora de Trovas",
que tão longe vai caçar,
entre as velhas ou mais novas,
sempre as tem na Trovamar!

Pela vida dedicada
à  cultura, hoje vigente,
onde a Trova é declamada
Luiz Otavio está presente.
Nei Garcez

♥♥♥
 PROGRAMA DE RÁDIO QUE DIVULGA A TROVA E OS TROVADORES:
Rádio Seridó AM 1100khz.
“Momentos com os nossos Poetas”, que homenageia e recita trovas de todos os recantos do Brasil.
Todos os domingos das 16h00min às 17h00min horas

Prof. Garcia-RN
Por favor, participe, o telefone é 0XX. 84.3421.2500.

♥♥♥

Trovamar luce elegante
con tantas trovas y glosas,
siempre llega muy fragante
oliendo a jardín de rosas!


Liby le pone belleza
con música y con color,
Assis le pone destreza
y Gis su vida y candor.


Por eso es un placer leer
la Revista TrovaMar,
a todos hace saber
que siempre va a perdurar!


Cristina Olivera Chávez
1 / 4/ 2016
(Gracias a ti Cristina Oliveira Chávez, sin tu colaboración traduciendo, TROVAMAR, no podría ser una revista internacional)

(Obrigado Cristina Oliveira Chavez, sem a sua ajuda para traduzir, TROVAMAR, não poderia ser uma revista internacional)



Trovas do Sul

Meu verso é meu companheiro
no cenário da ilusão
e o universo, imenso, inteiro,
se torna pequeno, então!
Gislaine Canales

Ah, meu rio, de repente,
o que foi feito de nós?
Ficou tão longe a nascente...
vemos tão próxima a foz!
A A de Assis

Deus, garimpeiro maior,
vai, no seu mister profundo,
salvando o que há de melhor
pelo garimpos do mundo...
Flávio Roberto Stefani

Hoje o sol nasceu tão lindo,
tão lindo, e eu me confundo:
- será que Deus está rindo
ou rindo está o nosso mundo!
Ari Santos de Campos

O poeta é caminheiro
pelos caminhos diversos.
Dá pra ler o mundo inteiro
no traçado dos seus versos.
Lucia Barcelos

Quero dizer-te um segredo
que não confio a ninguém:
“Eu te amo”, e estou com medo,
e peço aos anjos amém.
Gledis Tissot

Minha vida de migrante
dá-me grandes emoções:
surpresas a cada instante,
e quantas recordações!
Maria Luiza Walendowsky

Esta penumbra introduz,
no quarto, um amor profundo...
A gente desliga a luz
como quem desliga o mundo.
Gérson César Souza

Doces memórias da infância,
lembranças da mocidade.
Hoje só resta a distância
ligada pela saudade.
Agostinho Alberto Paco

Hoje, a velha lamparina
é relíquia em minha sala,
como a saudade, ela ensina
e, ainda, meu sonho embala!
Lise Fank

Mesmo se é pobre a mobília
e às vezes falta alimento,
é na casa da família
que a esperança encontra alento.
Jorge Fregadolli

Busquei  a  Felicidade
e a encontrei certo dia!
Na minha realidade,
ventura é trova...é poesia!
Delcy Rodrigues Canalles

A mensagem do poeta,
por muitos despercebida,
de forma sábia e completa
exalta a essência da vida!
Lucília Trindade Decarli

Aqui, nestas noites frias,
o tango tem seu  valor,
dá-nos muitas alegrias,
embriaga-nos de amor!
Eleandra Bonatto

Fiz um verso apaixonado
num mundo de fantasia
e,mesmo não sendo amado,
tive em retorno: Euforia!
Ialmar Pio Schneider

Não teme a seca inclemente
quem confia em seu labor;
planta a pequena semente
sentindo o cheiro da flor.
Wandira F. Queiroz

Quantas bênçãos recebidas,
quando se caminha aos pares:
Um ideal, duas vidas,
dois corações similares!
Eliana Ruiz Jimenez

O rio, da fonte ao mar,
rega a vida em seu redor.
Cuidar dele é, pois, tornar
mais belo o mundo, e melhor.
Jorge Fregadolli

“De uma beleza infinita,”
qual   a luz deste Universo,
a minha alma inteira grita,
e  fico a compor meu verso !
Cyroba

A leve pipa, enfunada,
pela brisa zombeteira,
une toda a criançada
numa alegre brincadeira.
Vanda Alves da Silva

Enquanto, amor, tu demoras
e eu vou somando ansiedade,
a travessia das horas
é calculada em saudade.
Vanda Fagundes Queiroz

O rangido da cancela
se abrindo devagarinho,
denunciava que era ela
de regresso ao velho ninho!
Doralice Gomes da Rosa

Descontraia sua testa,
sorrir é grande investida!
Quem transforma a vida em festa
vence tensão reprimida!
Vania Ennes

Árvore… da terra abrigo,
que insensato o homem destrói
pondo a vida ao desabrigo...
desatino que corrói!
Maria Conceição Fagundes

Entre todos os recantos
é aqui que me sinto bem:
– o meu lar tem tais encantos
que outros lugares não têm!
Sônia Ditzel Martelo

Quando o Mundo se entender,
e pensar com sensatez,
todas vezes que eu morrer
quero nascer outra vez!
Nei Garcez

Imortal não sou agora,
mas eu tenho uma alegria:
– Sou poeta e ao “ir-me embora”...
deixo um rastro de poesia!
Ma. Lúcia Daloce

O amor, para muita gente,
é diversão perigosa.
Quem não sabe ser prudente
transforma em espinho a rosa.
Arlene Lima

Eu bendigo o trovador,
que no seu mister fecundo,
vai espelhando o amor,
a amizade e a Paz no mundo.
Neoly de Oliveira Vargas

Esta minha alma indecisa
não consegue se aquietar:
mal um sonho realiza,
outro sonho quer buscar...
Milton Souza



Trovas de outros Parnasos

Em minha varanda, a sós,
vendo os ganchos na parede,
eu choro a falta dos nós,
que amarravam nossa rede!
Domitilla Beltrame

São meus desejos sedentos
fantoches do coração
se movendo aos movimentos
das linhas da tua mão!
Arlindo Tadeu Hagen

Dou-te o meu nada, humilhada...
Senhor, aceita o que eu dou,
que a imensidão desse nada,
é  tudo...tudo o que eu sou!
Carolina Ramos

Busquei no universo um dia,
uma resposta eficaz;
que transformasse a POESIA
num hino de amor e paz!!!
Francisco Garcia

Escute a voz da razão.
-Nunca esmoreça, persista!
É com determinação,
que o sonho vira conquista!
Renato Alves

Meu filho, que Deus te ajude
e a tua fé te incentive
a plantar o que eu não pude
e a colher o que eu não tive!
José Ouverney

A saudade é um passarinho
em teimosa migração...
vem do passado, e faz ninho
nos beirais do coração.
Héron Patrício

O sol é lâmpada acesa,
       por Deus pai, como magia...
para pintar a beleza
da vida... dia após dia.
Mara Melinni

Ao escrever estes versos,
uma tristeza me invade:
com retratos tão diversos,
eu começo a ter saudade…
Wagner Marques Lopes

No lento passar das horas,
em insônia e devaneio,
contei inúteis auroras,
à espera de quem não veio.
Wanda Mourthé

Se a Vida, em seus embaraços,
                         faz minha vida ser triste,                                
busco prazer em teus braços...
·... e esqueço que a Vida existe...!
Pedro Mello

Tu partiste! E o amor perfeito
antes, conquista o meu sol-
é saudade que, em meu leito,
prendo às dobras do lençol!
Relva do Egypto

Tua carta de ternura,
quando a dor, em mim, impera,
é  um copo de água pura,
matando a sede da espera!
José Valdez de Castro Moura

Tenho ciúme e desgosto,
quando, à noite, leve brisa
afaga o teu meigo rosto
e os teus cabelos alisa.
Jessé Nascimento

Deixa a lágrima rolar…
Deixa teu pranto fluir…
Quem nunca sabe chorar
não é capaz de sorrir.
Selma Patti Spinelli

Aquele velho retrato...
uma lenda, que me invade,
hoje é um sonho abstrato,
na moldura da saudade!
Eva Garcia

Ao conforto acorrentado,
quem se prende corta acesso,
ao caminho acidentado
que levaria ao sucesso!
J.B.Xavier

A  trova - minipoesia -
que  dá  tanto  gosto  à  gente,
reproduz  com  alegria
aquilo  que  o  povo  sente !
Antonio Colavite Filho

Ternas lágrimas descendo
num triste rosto enrugado,
são como a chuva escorrendo
num velho muro gretado.
Dorothy Jansson Moretti

Quando pediste o retrato
onde dizes: “Sempre teu”,
eu percebi que, de fato,
nem o retrato era meu!
Therezinha Diegues Brizola

A estrada de nossas vidas
tem vias bem desiguais:
– às vezes, muito compridas...
– às vezes, curtas demais!
Eduardo A. O. Toledo

Só ficaremos de pé,
ante os percalços da vida,
quando o equilíbrio da fé
nos mostrar uma saída.
Hélio Pedro

Pediu pouso certo dia,
depois partiu sem razão.
Partiu? Oh não!...que ironia,
ficou no meu coração.
Conceição de Assis

Quem tem alma de poeta,
em geral é um trovador,
que na vida tem por meta
semear somente o Amor!
Amilton Maciel

Por mais que a vida se oponha,
traze os sonhos junto a ti,
porque, aos olhos de quem sonha,
o Infinito...é logo ali !
 Edmar Japiassú Maia

Já sofri muito, em segredo,
e agora que me refiz,
sou feliz, mas tenho medo
de dizer que sou feliz!
Maria Nascimento

Amizade é aquele peito
com compasso diferente,
que procura a qualquer jeito
bater igual ao da gente.
F. Pessoa

Chuvas de tipos diversos
lágrimas de nuvens são;
choram por todo o universo,
carregadas de emoção.
Mifori

Carícia em forma de prece
que no ocaso vou rezando,
teu amor é sol que aquece
um outro sol se apagando.
Thalma Tavares

Que se passa minha gente,
a vida defrontem, luzam,
o coração nunca mente
quando com amor se cruzam.
Gabriela Pais -Portugal



Trovas Hispánicas

El primer Nobel del mundo,
jamás ha sido entregado,
fue el de Paz y amor profundo...
Ganador ? Jesús amado !
Cristina Olivera Chávez-USA

Quiero yo en este año nuevo
solo que impere la paz
a apostarlo yo me juego
y me siento muy capaz
Libia Beatriz Carciofetti-Argentina

Si viviera a tu manera
mi vida entristecería,
al no tener ni siquiera,
un poquito de alegría.
Jesús H. Rodríguez S.- Venezuela

En tiempo de Navidad
quiero acercarme a mi Dios
con verdadera humildad
y al orgullo dar mi adiós.
Dioselina Ivaldy De Sedas –Panamá

Tu forma de proceder
es el camino seguro
para el cambio merecer
y que impere en el futuro.
Carlos Eduardo Rodríguez Sánchez-USA

Amo tu cordialidad
y las frases que me dices,
porque borran mi ansiedad
y me nutren las raíces.
Hildebrando Rodríguez– Venezuela

Hay jardines muy floridos
por el cambio de estaciones
también hombres más queridos
por cambiar sus corazones.
Mirta Lílian Cordido

Es una escuela la vida
en la que dejamos huella,
es la tierra prometida
así que hagámosla bella...
Ángela Desirée Palacios-Venezuela

El vivir como yo vivo
es pura felicidad,
y en esta trova que escribo
está mi autenticidad.
Rafael Ramos Napoles

¡Cuánto viento habrá pasado
por esta frágil veleta!
¡Cuánto juego ha naufragado
en mi alma de poeta!
José Luis Díaz-Colombia

La paz duerme entre los brazos
de una madre en desconsuelo
arrullando los abrazos
que se ausentan de su duelo.
Carmen Rojas Larrazabal-USA

Yo quiero saber primero,
si con mi composición,
podría decirte quiero,
con el alma y corazón.
Norandino Aranda Palomino-México

♥♥♥

PROYECTO DE TROVAS PARA UNA VIDA MEJOR
–TEMA FRAUDE.1º CONCURSO da 5ª etapa

GANADORAS:

1° Lugar:
La mirada no me engaña
cuando busco la verdad,
porque veo en quien se ensaña
fraude, mentira y maldad.
Ernestina Ramírez Escobar-Mexico

2° Lugar:
Esto de ganar con FRAUDE
se ha convertido en tendencia,
evitemos al que aplaude
defendamos la decencia.
Abelardo Cano- Colombia

3° Lugar:
Quien del fraude hace fortuna
no creo sea un humano
pues sembrando está la hambruna
que va a matar al hermano...
Carmen Patiño Fernández-España


MENCIÓN HONROSA:

El mayor fraude del mundo
lo cometen los gobiernos
que dan apoyo rotundo
a los desmanes internos.
Gisela Cueto Lacomba -Cuba

Si engañas, fraude cometes,
te perderás del camino,
vivirás de "los trinquetes",
arruinarás tu destino.
Azucena de los A. Farías Hernández–Mexico

En un mundo de mentiras
casi es costumbre la trampa
mientras el diálogo estiras...
dolo y fraude es falsa estampa.
Nidia Orbea Álvarez de Fontanini -Argentina

Ganar con fraude es delito
en el mundo de mortales
y la muerte es muy poquito
para cultos criminales.
Héctor José Corredor Cuervo –Colombia

De tu boca el atractivo
son tus besos la delicia,
que gran fraude, porque vivo
tan lejos de esa caricia.
Elizabeth Leyva Rivera-Mexico


MENCIÓN ESPECIAL:

Convéncete de que te amo
y un beso imploro de premio,
si no atiendes mi reclamo
soy fraude, como bohemio.
Manuel Salvador Leyva Martinez-Mexico

FRAUDE son algunos seres:
se revisten de nobleza
mas no cumplen sus deberes;
tienen humo en la cabeza.
Sara Baca Vaca- Mexico

Fraude dardo venenoso
ladrón, de paz y esperanza,
su rostro es muy engañoso
hasta logra tu confianza!
Cristina Olivera Chávez - USA

Lastima que no logramos
salvar nuestro amor maduro
aun siendo un fraude, sigamos
cuando hablamos de amor puro.
María del Socorro Lara -Mexico

El fraude deja secuelas
lo mismo que un vendaval.
En el alma clava espuelas,
brota el odio, irracional.
María Rosa Rzepka –Argentina

TROVAS DESTAQUE:

Si cometes el delito
                            de fraude en forma sagaz,                      
te pescarán rapidito,
de cárcel no escaparás.
Jesús H. Rodríguez S.-Venezuela

El más grande fraude humano
es traicionar el amor
En el corazón hermano
se destruye lo mejor.
Olinda Rosa Harache –Argentina

Cuando el fraude se descubre
ya no se vuelve a beber
de la leche de esa ubre
porque perjudica al ser.
Hildebrando Rodríguez –Venezuela

La sociedad acostumbra
a no escuchar la conciencia
cuando un fraude lo deslumbra
desoye toda advertencia.
Libia Carciofetti-Argentina

Fraude fueron tus palabras
que inocente yo creí
¿Cómo será con quien labras
el futuro que perdí?
Maria Cristina Fervier –Argentina







9 comentarios:

  1. AL COMENZAR EL AÑO 2016, JUNTOS OREMOS POR LA PAZ DEL MUNDO, que DIOS obre en los corazones de piedra y les de un corazón de carne, para que puedan amarse unos a los otros...
    Oremos por aquellos que tendrán a su mesa una silla vacía, por los trovadores que ya no compartirán sus trovas en los florales aquí, pero seguro con los ángeles en el cielo, que sigamos sus huellas de amor ...e imitemos su ejemplo de vida...brindaré con mi copa por todos ustedes que los llevo en mi corazón..y nos veremos si DIOS LO PERMITE EN UN PRÓXIMO ENCUENTRO... no se olviden que la fidelidad de DIOS es eterna...Los quiero mucho, y sigan acompañándonos que nos hace a todos muy bien vuestra compañía...¡GRACIAS A TODOS LOS QUE COLABORAN EN LA REVISTA, EN LOS CONCURSOS , EN LOS DISEÑOS, EN LA EDICIÓN, CADA UNO ES PARTE IMPORTANTE DE ESTA NUESTRA REVISTA "TROVAMAR"♥

    ResponderEliminar
  2. Para começar o ano 2016, juntos vamos rezar pela paz no mundo, realizado por Deus nos corações de pedra e lhes um coração de carne, então alguns podem amar o outro...
    Deixe-nos orar por aqueles que têm acesso à sua mesa, uma cadeira vazia, pelos trovadores já não partilha suas trovas em floral aqui, mas certamente com os anjos no céu pode acompanhar os seus vestígios de amor... e imitam o seu exemplo de vida... beber com meu copo para todos os que os levo no meu coração... e vamos ver que se Deus permite em uma próxima reunião... não te esqueças que a fidelidade de Deus é eterna... Eu os amo e continuar a acompanhar-no que nos faz tudo muito bem sua empresa... obrigado a todos que colaboram na revista, nas competições, desenhos, na edição, cada um é parte importante desta nossa revista TROVAMAR♥

    ResponderEliminar
  3. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar
  4. AL COMENZAR EL AÑO 2016, JUNTOS OREMOS POR LA PAZ DEL MUNDO, que DIOS obre en los corazones de piedra y les de un corazón de carne, para que puedan amarse unos a los otros...
    Oremos por aquellos que tendrán a su mesa una silla vacía, por los trovadores que ya no compartirán sus trovas en los florales aquí, pero seguro con los ángeles en el cielo, que sigamos sus huellas de amor ...e imitemos su ejemplo de vida...brindaré con mi copa por todos ustedes que los llevo en mi corazón..y nos veremos si DIOS LO PERMITE EN UN PRÓXIMO ENCUENTRO... no se olviden que la fidelidad de DIOS es eterna...Los quiero mucho, y sigan acompañándonos que nos hace a todos muy bien vuestra compañía...¡GRACIAS A TODOS LOS QUE COLABORAN EN LA REVISTA, EN LOS CONCURSOS , EN LOS DISEÑOS, EN LA EDICIÓN, CADA UNO ES PARTE IMPORTANTE DE ESTA NUESTRA REVISTA "TROVAMAR"♥

    ResponderEliminar
  5. Todas as vezes que lemos os nossos iguais, principalmente quando se tornam maiores, diluindo o melhor das suas almas num diamante tão pequenino como a trova, sentimos o quanto cada um deles é importante para nós e o quanto os seus espontâneos ensinamentos nos fazem bem. Por isto, parabenizo - indiscriminadamente - todos que fazem da nossa leitura, essa inefável mistura de reflexão com embevecimento. Deus os abençoe. Sempre, e obrigado por fazerem parte de um tempo feliz da minha vida. Afetuosamente. Luiz Poeta - Luiz Gilberto de Barros - UBT Seção Rio de Janeiro

    ResponderEliminar
  6. Belíssimo este primeiro número do TROVAMAR em 2016! A começar pelo magnífico editorial escrito por Antônio Augusto de Assis, meu guru maior, que tanto bem faz à Trova! Unamo-nos em torno de sua palavra sempre fraterna e conciliadora para podermos celebrar condignamente o cinquentenário da UBT e o centenário de Luiz Otávio à altura do amor que a Trova é capaz de despertar em nós. Parabéns aos editores e colaboradores do TROVAMAR! RENATO ALVES, Rio de Janeiro

    ResponderEliminar
  7. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar
  8. Enhorabuena por la revista...Preciosas las trovas....Para todos un año lleno de paz y armonía...Un abrazo desde España

    Eunate Goikoetxea

    ResponderEliminar
  9. Parabéns, mais uma vez pelo belo trabalho!
    Abraços do Fabiano

    ResponderEliminar